Banco BV

Home Única

O banco BV possuía três telas iniciais (home) diferentes, que eram acessadas pelo usuário de acordo com produto ativo. Isso gerou vários problemas na experiência do app: não conseguíamos garantir uma consistência visual, uma comunicação padronizada, nem dar visibilidade completa de tudo o que o BV oferecia.

Proprietários:
Vini Teixeira - Product & Visual Designer
Juliele Brito - Product Designer

O desafio

O desafio

Como criar uma home única do app para todos os clientes, garantindo uma experiência consistente + visão completa de todo o ecossistema de soluções do BV?

Como criar uma home única do app para todos os clientes, garantindo uma experiência consistente + visão completa de todo o ecossistema de soluções do BV?

Como criar uma home única do app para todos os clientes, garantindo uma experiência consistente + visão completa de todo o ecossistema de soluções do BV?

Primeiros passos

Primeiros passos

Fizemos um diagnóstico — uma análise completa com foco em Usabilidade, Experiência e Design — para entender se as homes existentes teriam potencial de se tornar a nova home do app. Isso nos garantiria redução de esforço técnico e reaproveitamento de estruturas já existentes.

.

Conclusão do diagnóstico

Após a análise da arquitetura da informação, escalabilidade, organização e visão de ecossistema, chegamos a conclusão que nenhuma estrutura das homes atuais atenderia nossos objetivos da forma ideal, sem que façamos melhorias complexas na estrutura atual.

Plano de ação e imersão


Com isso, iniciamos o processo de design para projetar a nova experiência ideal para atender nossos objetivos estratégicos. Reunimos os principais stakeholders de produto e rodamos uma Design Sprint para tangibilizar a nova estrutura da home única do app.


Ferramentas e métodos utilizados:

- Recorte de personas estratégicas

- Análise de dados relacionados a comportamentos

- Definição do propósito da home

- Mapeamento do que já funciona bem e do que não

- Mapeamento do que já existe e do que não, mas precisa ter

- Desenho em baixa fidelidade junto com stakeholders

- Votação das melhores soluções

.

Primeiros wireframes


Para encontrar a melhor forma de resolver, criamos 17 versões em baixa fidelidade da arquitetura e fizemos análises e perguntas para validar quais delas melhor atenderiam aos objetivos que precisávamos garantir.

.

Protótipo e Teste de Usabilidade

Após todo o processo, chegamos à versão final, que traz uma organização estratégica das ofertas e da gestão do ecossistema de produtos — de forma que qualquer pessoa possa acessar o app e ter uma experiência única, mesmo em diferentes momentos da jornada, com acesso ao universo completo do BV.



Ferramentas e métodos utilizados:


- Desenho do protótipo
- Boas praticas visual design, design system, usabilidade e acessibilidade
- Plano de teste
- Recrutamento
- Execução do teste
- Análise resultados e possíveis ajustes

.

Entrega

A nova home única foi entregue, atendendo a todos os objetivos estratégicos iniciais juntamente com toda a documentação de hand-off para time técnico. Houve acompanhamento próximo de QA Visual junto com os front ends para garantir qualidade da entrega final.

Outras entregas do projeto

- Acompanhamento de dados e comportamentos

- Evolução contínua de melhorias

- Desenhar todos os cenários de produtos

- Projetar regras de uso de NBA e NBO e
- Projetar NPS, CSAT e CES